sábado, 23 de abril de 2011

Viagem Alsacia e Bordeaux

Oi gente, já estamos no terceiro dia de viagem e só agora tive um tempinho para escrever no blog.
Saímos de Londrina no dia 20 de abril, eu, Marcos, Bruno , Mari, Alexandre e Patricia, rumo a Paris.
Na verdade a Pat foi direto pra Paris de TAM e nós, por mudanças da Air France, fomos de KLM para Amsterdam e depois para Paris.
A viagem foi muito boa, o avião da KLM é bem confortável, só não aprovamos a comida.
Encontramos a Pat em Paris e pegamos o carro, um ford muito bacana para 8 pessoas, conseguimos colocar todas as malas dentro dele.
O único problema é que o banco no porta malas é muito baixo e pequeno e nada confortável, a Mari foi a primeira a ir para lá, mas a Pat está dividindo com ela esta tarefa. Eu me livrei desta por causa da pequena que está na minha barriga!
Fomos direto para Reims, na região da Champanhe. Pegamos um congestionamento terrível no caminho e demoramos muito para chegar.
Ficamos no Mercure e fomos passear no centro de noite.
Reims é uma cidade pequena e muito gostosa, tem a Notre Dame, muito bonita e um calçadão cheio de bares e restaurantes.
 A Pat e Alexandre resolveram experimentar um prato típico chamado Moules, parecem mariscos, nós ficamos com a tradicional cozinha Italiana.
Depois da janta paramos em um wine bar e cada um degustou uma taça de vinho, foi bem divertido!!
No outro dia as 10 horas tínhamos uma visita na Veuve Clicquot,era a degustação dos 5 sentidos.
Foi muito bacana mesmo, tinha mais um casal de brasileiros com a gente neste tour, mas só descobrimos depois.
O tour começou em inglês e terminou em espanhol o que foi bem melhor para todos. Teve a duração de 2 horas e 30 minutos, bem instrutivo, no final degustamos 4 vintages , 2 brancos e 2 roses, 2 de safras jovens e 2 de safras mais velhas, com direito a queijo e pão . Foi ótimo!
Claro que depois passamos na lojinha e cada um saiu com uma sacolinha amarela na mão... A Pat até comprou um sombrinha , muito linda!!
Neste momento tive que assumir a direção do carro, pois o Marcos não estava mais em condições de dirigir...
Fomos para o centro almoçar e resolvemos ir em um típico restaurante francês . Era indicado pelo guia e se chamava Lê Foch.
O lugar era muito chique e talvez por isso colocaram a gente em uma sala isolada!! Parece que a gente fala um pouco alto demais... O Marcos estava dormindo sentado...
A especialidade do restaurante era peixe e foi o que todos comeram. A comida era muito boa, desde a apresentação dos pratos ate o sabor. Tivemos direito a entradas, pães e no fim vários doces.. O prato campeão foi o da Pat e Alexandre, um peixe inteiro feito na argila e temperado na hora com sal, pimenta e azeite.
O Marcos perdeu a sobremesa, pois foi dormir no sofa da recepção, e para todos foi o melhor petit gateau que já comemos!
Nossa idéia inicial , depois do almoço, que só terminou as 3 da tarde, era ir direto para Colmar, que fica a 400 km. Mas....
O Bruno teve a feliz idéia de passar em um cidade chamada Troyes que, segundo ele, tem out lets ótimos e era no caminho....
Depois de algumas horas  nos perdendo e muitas voltas conseguimos achar o outlet.. Não valia tanto a pena e o Bruno mesmo não comprou nada....
 Saímos de lá as 7 da noite e ainda tínhamos 350 km pela frente...a estrada era simples e muito escura , achamos uma pizaria no caminho e jantamos...
 Fomos chegar em Colmar a 1 da manhã e levamos mais 30 minutos para achar o hotel... Demos muitas voltas e chegamos a pensar que nunca acharíamos o bendito hotel.. Mas graças a minha super visão noturna achei uma placa minúscula que tinha o nome do hotel...
Chegamos mortos e fomos dormir. O hotel se chama Rói Solei Prestige e é muito bom, mas afastado do centro.
Hoje acordamos e fomos passear pela cidade de Colmar. Adorei a cidade é bem pitoresca e muito bonita. Mistura o estilo Alemão com o Francês ..
Lá pelo meio dia saímos do centro e fomos em direção a rota dos vinhos da Alsacia!
Foi bem difícil achar uma vinícola para fazermos uma degustação, a gente só via as plantações de uvas, que nessa época ainda estão bem pequenas.
Depois de algumas voltas paramos em uma casa que se chamava Jean Claude alguma coisa e que só produz Cremant, o espumante desta região.
Tivemos sorte pois fomos muito bem atendidos por um rapaz e sua mãe. É uma vinícola familiar, bem pequena mas que produz um excelente Cremant. Fizemos a degustação e tmb compramos 2 garrafas.
Já estávamos com fome e por isso paramos no primeiro restaurante que vimos.. O restaurante do porco! Nunca vi tanto porco em um só lugar... De todos os tipos, porcelana, pelúcia... A comida era bem alemã , e comemos pratos bem exóticos! Joelho de porco, língua de veado e uns aperitivos estranhos... Eu acabei comendo o espaguete da Mari... Conseguimos abrir o nosso Cremant recem comprado para acompanhar o almoço. Apesar das comidas serem estranhas foi um almoço muito animado!!
Seguimos rumo a rota do vinho de novo e paramos na popular cidade de Riquewir. Uma cidade murada, muito pitoresca e bacana... Comemos uns macarrons, torrones e sorvete.
 O Marcos e Alexandre resolveram degustar mais uns vinhos da Alsacia. Peguei o volante de novo!!!
Resolvemos seguir direto para Estrasbourg, já eram 5 da tarde. E aqui estamos... Já andamos pelo centro, fomos na Catedral, com estilo gótico, e jantamos muito bem!! Aqui sim tomamos um vinho bom da Alsacia, era um resling.
Estamos no hotel agora e vamos descer para tomar os vinhos comprados por aqui...
Amanhã vamos para Bordeaux!!
Beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário